sábado, 14 de fevereiro de 2009

um dilema

. Paraibuna
por Célio de Abreu


Há um dilema antigo a respeito da frase inscrita na portada do Cemitério Municipal de Paraibuna, onde se lê: "NÓS QUE AQUI ESTAMOS POR VÓS ESPERAMOS".

Há mais de um século os moradores dão suas versões a respeito desta frase aparentemente tão simples de se interpretar. Cada qual tem sua versão e eu, particularmente, também tenho a minha própria, a qual exponho a seguir.

A questão, a meu ver, é saber a quem se refere o “NÓS” e a quem se refere o “VÓS".

Se observarmos que a frase inteira está escrita em letras maiúsculas então este “NÓS” pode se referir aos falecidos lá sepultados à espera dos que ainda estão vivos aqui fora.

Mas, pode ser que a frase originalmente tenha sido idealizada com a primeira letra da sentença em maiúscula e, por questões estéticas ou, por facilidade ou descuido no processo de fundição das letras, todas tenham sido gravadas em maiúsculas.

Sendo assim, o "Vós" (com o V maiúsculo) pode estar se referindo a Deus, e o nós, em minúscula, pode estar se referindo aos mortos que estão em seus jazigos à espera de serem julgados e, alcançando a salvação, possam, um dia, ascender aos céus.

Resumindo: A frase se refere a quem está dentro esperando pela morte dos que estão fora ou, quem está dentro está a espera da salvação Divina.

Esta é minha interpretação para esta intrigante frase que emoldura a entrada do cemitério de Paraibuna.


Foto: Nelson Wisnik

.

Um comentário:

Roberto Prado disse...

Segundo o Prof. Álvaro José de Souza,geógrafo,meu amigo,já falecido, NÓS refere-se aos mortos que ali se encontram sepultados e VÓS refere-se as pessoas que ainda estão vivas. Interpretemos como: NÓS esperamos de VÓS, as vossas orações, para que possamos descansar em paz.