sábado, 14 de fevereiro de 2009

o Instituto Santo Antônio

.
Foto:Nelson Wisnik
.

17 comentários:

Layra Cristina disse...

Eu já estudei lá em 2005...
Sinto muitas saudades...vc estuda lá?
olha se responder esse recado...
responda no orkut ou msn, ou outro
layra.linda.loira@hotmail.com
é tudo o mesmo....

Carolina disse...

Olá, tudo bem? Vejo que é um homem apaixonado por Paraibuna e sabe muito da cidade. Encontrei seu blog pois estou a procura de uma mulher chamada Martha que viveu no Instituto Santo Antonio no início dos anos 60. A mãe de Martha a deixou no instituto junto com os irmãos, pois estava passando necessidades por se separar do marido que a maltratava. Mas por uma provável vingança o marido levou os meninos e entregou a menina, de quem ele assumidamente não gostava, para adoção. E a mãe perdeu os 3 filhos. Os meninos ela reencontrou há dois anos, mas não temos notícias da Martha, se realmente foi adotada. Há mais de 50 anos ela procura pela "menina", hoje uma mulher que tem 52 anos. Queria muito que você pudesse nos ajudar. Meu e-mail é carol-russell@hotmail.com (Carolina Montes)gund

flávia gama disse...

meu filho mais velho estudou no ISA a segunda filha hoje estuda lá e para minha tristeza foi negado o pedido da minha filha caçula para estudar no ISA não compreendo como pade uma assistente social(ANA FLÁVIA) DEFINIR QUE DUAS IRMÃS FILHAS DA MESMA MÃE QUE MORAM NA MESMA CASA NÃO TENHAM A MESMA NESSECIDADE?????? COMO UMA TEM A ALEGRIA DE ESTAR NO ISA E A OUTRA NÃO COMO ESPLICAR PARA UMA MENINA DE 06 ANOS QUE A IRMÃZINHA DELA ESTUDAR NO ISA E ELA NÃO, E ESSE NÃO É UM CASO ISOLADO!!!!! ESTOU TRISTE E NÃO TENHO CORAGEM DE DAR ESTA NOTICIA PARA ELA .

Unknown disse...

Olá pessoal!!
Nossa...eu estudei nesse colégio qdo eu tinha três anos de idade( hj estou com 38 anos...).
Tenho muitas lembranças boas, dos ensinos, das disciplinas que tínhamos ( que levo comigo até hj), das tias que cuidavam da gente, das irmãs- irmã Shirlei, irmã Maria José... E muitas outras....
Estou retornando nessa terça -feira dia 04/03/2014, para matar um pouco dessa sdd que sinto...dos bons tempos em que morei nesse colégio!!!

Eu só posso agradecer a Deus por ter passado por esse colégio, e ter recebido dele a educação que tenho hj, e que todos elogiam a minha educação....

Graças a educação e dedicação da irmãs ao qual eu pude conviver dos 03 anos aos 10 anos de idade.
OBS: sai do colégio em 1986...

Unknown disse...

Olá...eu estudei nesse colégio qdo eu tinha 03.anos(hj estou com 38anos...rsrs), tenho muitas lembranças desse colégio, das tias, das irmãs: irmã Shirlei, irmã Maria José..., dos ensinamentos que tínhamos e das disciplinas, ao qual eu carrego comigo até hj.
Agradeço a Deus por ter passado por esse colégio, minha educação, e a pessoa que sou hj, devo as irmãs que com muito amor e carinho e dedicação nos a ensinaram...

Estarei retornando a Paraibuna, terca-feira dia 04/03/2014, para relembrar e matar um pouco da sdd que sinto do Colégio!!!!

OBS: sai do Colégio em 1986....
Que saudades!!!!

Unknown disse...

Olá a todos!

Meu nome é Jucélia.Fui interna por tempo no orfanato Santo Antonio, o que hj se conhece por Instituto Santo Antonio.O pouco que me lembro é ter chegado ao local por volta dos meus 05 anos de idade,se não me engano. Foram tempos difíceis, nos quais descobri que tinha alguns irmãos internos. Passei muito tempo no local,até 1975 quando nos foi notificado que tínhamos família,aonde fomos desinternados.Estou hj com 51 anos de idade e por muito tempo evitei pensar nessa época.Pela primeira vez,após todo esse tempo,tive curiosidade em procurar algum fato sobre a cidade de Paraibuna. Enfim,descobri que nada altera os fatos.Querendo ou não,é a história de minha vida e faz parte de minhas lembranças.

Unknown disse...

Meu deus tambem fiquei nesse colegio que saudades das irmas maria jose irma sirlei irma deise tinha tbem a irma que nos chamavamos de irma tartaruga nossa e quando iamos pra caragua tatuba como era bom lembro de voce sueli lembra de mim sou a edna. Que saudades se o tempo pudesse voltar queria que congelasse o tempo bom

Unknown disse...

Meu deus eu fiquei nesse colegio que saudades lembro das irmas maria jose irma sirlei irma deise e a irma que chamavamos de irma tartaruga lembro dos dias em wue uamos para caraguatatuba o tempo bom se pudesse voltar queria que congelasse lembro vagamente de voce suelu afinal eramis criancas mas lembro do seu nome lembra do parquinho voce lembra da maria manquinha quando uamos para a escola fira do colegio que saudades desse tempo me procura no face

Unknown disse...

Saudades tbem fiquei nesse colegio o tempo bom lembro das irmas sirlei ia aria jose irma deise e a irma que chamavamos de ia tartaruga lbro da casa da praia em caragua tatuba lembro vagamente de voce sueli me procura no face

Unknown disse...

Saudades tbem fiquei nesse colegio o tempo bom lembro das irmas sirlei ia aria jose irma deise e a irma que chamavamos de ia tartaruga lbro da casa da praia em caragua tatuba lembro vagamente de voce sueli me procura no face

Unknown disse...

sueli me procura mo face gostatia de relembrar aqueles tpos bons

Unknown disse...

sueli me procura mo face gostatia de relembrar aqueles tpos bons

Unknown disse...

Olá,

Também fiquei internada nesse orfanato em 1982, tenho poucas lembranças porque tinha apenas cinco anos. Fui deixada pela minha mãe por causa de problemas de separação com meu pai. Nesse final de semana 04/maio02015 fui até o Instituto e relembrei de quando brincava naquele parque de diversão, uma mistura de sentimentos. Quando minha mãe veio me levar embora já não mais recordava dela. Eu falava que minha mãe era Nossa Sra. Enfim, uma lembrança triste da minha vida. Hoje tenho 38 anos, vivo feliz !!

Rose disse...

Estudei neste colégio nos anos 60, mas graças ao bom Deus por apenas 6 meses junto com minha irmã, minha mãe pagava a mensalidade pois éramos internas, chamo de colégio dos horrores, muitas crianças abandonadas, comida era péssima, sopa de fuba é um tal caminhão que chegava cheio de osso e cozinhavam isto, e lembro das crianças na fila para pegar este osso como se fosse um filet, uma Madre Superiora gorda como uma baleia, o castigo das crianças era palmatória ou raspar a cabeça, banho gelado no tanque com balde. Muito ruim para mim lembrar deste horror.!sentia muita pena das crianças.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberto disse...

Eu morei como interno desse Instituto entre 1972 a 1976, dificil quem não teve algum trauma ali, lembro que nós meninos na época usávamos gandola, tinha uma mulher que era chamada de Conga, esse mulher era o terror de todos, judiava de toda criançada, batia e trancava todos em um comodo e obrigava a todos a dormir, quem não dormia apanhava, a comida era horrivel

Nelson Wisnik disse...

sou o blogueiro, resgatei essa mensagem da postagem "Instituto Santo Antônio" de 07 de abril de 2011 para que possam ter conhecimento dela também:

Elenice Alves Ribeiro disse...
"ola,estudei ou melhor morei no colégio, nos de 1980 a 1982 mais ou menos, gostaria se possível ter contato com alguém da época,saudades"
29 de outubro de 2013 01:53