sábado, 14 de fevereiro de 2009

Histórico do município

. Paraibuna

por Célio de Abreu

O município está localizado na região geográfica denominada alto vale do Paraíba.

Alto vale, porque entre as montanhas da Mantiqueira e Serra do Mar, o rio Paraíba do Sul só passa a correr no médio vale, partir do município de Guararema.

Em seus mais de setecentos quilômetros quadrados, encontramos um rico manancial aqüífero e muitos rios importantes tem sua formação em nossa cidade.

No alto da serra do mar o grande rio Lourenço Velho, o Paraitinga do sertão e o Tietê, que recentemente passou a pertencer ao município vizinho de Salesópolis.

O Paraibuna e o Paraitinga formavam o Paraíba do Sul até meados dos anos setenta e conta ainda com dezenas de córregos, do Pinhal, dos Macacos, do Campo Redondo, do Jataí; os ribeirões Lavapés, do Cedro, do Rio Claro, do Salto, da Fartura e tantos outros.

O aglomerado populacional se iniciou logo após a vitória completa sobre os índios Tamoio, onde nas primeiras décadas do século XVII começaram a se dirigir para esta localidade os primeiros bandeirantes a procura de pedras e minerais preciosas.

Tempos depois, com um número razoável de famílias, o Governador de São Paulo ordena a fundação de Santo Antônio da Barra do Parahybuna, a barra, a qual se refere, é onde o rio Paraibuna se encontra com o rio Paraitinga e se forma o rio Paraíba do Sul.

Em momento histórico posterior, Paraibuna passa a receber pequenos agricultores ao longo das estradas que se ligava com a Capital para plantar roças de milho, feijão, mandioca, para oferecer pousada a tropeiros e mascates que vinham do sul de Minas Gerais e de São Paulo em direção ao litoral.

A produção e comércio de alimentos com as cidades vizinhas foi o grande responsável pela estabilidade econômica de Paraibuna por mais de cem anos, ciclo de progresso que começou a se extinguir no fim dos anos de 1960.

Num momento posterior, com o aumento da produção de café, abriram-se na cidade, nos bairros e estradas, muitos empórios de secos e molhados, vendas, armazéns e Paraibuna vê, ano a ano, sua população crescer e a produção de alimentos aumentar cada vez mais.

A riqueza do café que se iniciou a partir de 1830, durou até 1929, pois, anos antes, esta produção de café aumentou demais, pois outros países começaram a também cultivá-lo.... muita produção, pouco consumo.

Já nos primeiros anos de 1930, começam a chegar na cidade os primeiros pecuaristas vindo de Minas Gerais, com o objetivo de criar gado de leite e ano a ano, foram chegando mais famílias oriundas, principalmente da região sul de Minas.

Com a construção da represa em meados dos anos de 1970 as terras férteis de várzea foram sendo ocupadas pela água e muitos bairros desapareceram ou tiveram suas terras inundadas como Varginha, Remédio, Barra, Escaramuça, Mata Onça, Comércio e muitos agricultores e pecuaristas foram obrigados a abandonar suas propriedades.

Inicia-se um processo de empobrecimento financeiro que vem repercutindo decisivamente no dia a dia da cidade, que conta com hoje com o turismo para revitalizar sua economia, preservar sua história e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida de sua população.
.

Foto: Nelson Wisnik
. Paraibuna

Nenhum comentário: