quinta-feira, 7 de abril de 2011

Instituto Santo Antônio


por Célio de Abreu

.
Em 1º de maio de 1914 as irmãs da Companhia Filhas da Caridade Superiora Irmã Lê Conte, a irmã Maria José, irmã Maria Mello começam a traçar os primeiros planos para construção de um Externato e contaram com auxílio do Bispo de Taubaté Dom. Eppaminondas Nunes Ávila e Silva..
Esperavam reduzir a carência de muitas crianças abandonadas ou órfãs que andavam a esmo pelas ruas da cidade e requerendo assim, a vinda de algumas pessoas daquela Irmandade para se iniciar um trabalho educacional e assistencial aos menores carentes.
.
Em 1916 o lançamento da pedra fundamental do futuro Externato São José e as irmãs contavam já neste tempo com o voluntariado de uma jovem de nome Olívia Moura, que ficou tempos depois conhecida com Santinha Moura, que hoje é nome de escola na cidade.
.
Em 1918, as irmãs passam a desenvolver suas atividades no coro da Igreja do Rosário e neste mesmo ano fundam a Associação Beneficente Santo Antônio.
.
Em 1923 receberam autorização do Governo do Estado para funcionar como estabelecimento de ensino, que contava na época com o paraibunense Dr. Oscar Thompson que era Diretor Geral de Ensino do Estado.
.
Em 15 de outubro de 1923 o externato São José já concluído, recebe autorização da Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo para funcionar.
.
Durante os anos de 1930 a 1935, contaram com o apoio do professor Abílio de Carvalho, professor do Grupo Cerqueira César desde seus primórdios.
.
Em 1943 passam a receber pensionistas em regime de externato e a receber as filhas de proprietários rurais residentes na zona rural facilitando o acesso a educação oferecendo uma alternativa para quem não podia mandar os filhos estudar em Taubaté.
.
Em 1952 passa a funcionar curso ginasial e pela primeira vez, pensionato para alunas que residiam afastadas da cidade, antiga reivindicação dos pais de alunos.
.
Devido à inexistência de curso ginasial na cidade, que acarretava a interrupção dos estudos de grande parte da juventude local, à diretoria do Instituto realizou novos contatos com órgãos competentes da Capital, com a finalidade de se instalar um curso ginasial na cidade.
.
Aos 17 de novembro de 1951, passou a funcionar o tão aguardado Ginásio ‘São José’ ainda sob a direção das Pequenas Missionárias de Santa Catarina de Labourê.
.
Em 1957 passa a funcionar a Escola Normal Particular “Divina Providencia” tendo como diretora, a Irmã Zoé Lopes.
.
Em 1963 foi inaugurado o Ginásio Estadual de Paraibuna e em 1967 passou a ser denominado Orfanato Santo Antônio.
.
Em 1976 recebeu o Projeto de Prevenção ao Abandono do Menor, que tinha como metas principais, o atendimento em regime de internato para menores.
.
Desde então Irmãs da Caridade, continuam direcionadas a educação de crianças através de atividades culturais e ocupacionais contribuindo para formação cultural e moral de das crianças e adolescentes de Paraibuna.

Nota do Blogeiro: na postagem "o Instituto Santo Antônio", de 14 de fevereiro de 2009, há comentários e depoimentos de ex-alunas e/ou parentes, interessantes de se conhecer

Nenhum comentário: