quinta-feira, 7 de abril de 2011

à procura

.
No dia 22 de março passado recebemos a mensagem abaixo, seremos gratos a quem tiver informações que possam ajudar Sra. Carolina a localizar a Dona Martha.

"Olá, tudo bem?

Vejo que é um homem apaixonado por Paraibuna e sabe muito da cidade. Encontrei seu blog pois estou a procura de uma mulher chamada Martha que viveu no Instituto Santo Antonio no início dos anos 60. A mãe de Martha a deixou no instituto junto com os irmãos, pois estava passando necessidades por se separar do marido que a maltratava. Mas por uma provável vingança o marido levou os meninos e entregou a menina, de quem ele assumidamente não gostava, para adoção. E a mãe perdeu os 3 filhos. Os meninos ela reencontrou há dois anos, mas não temos notícias da Martha, se realmente foi adotada. Há mais de 50 anos ela procura pela "menina", hoje uma mulher que tem 52 anos. Queria muito que você pudesse nos ajudar.

Meu e-mail é carol-russell@hotmail.com

Carolina Montes"

O Sr. Célio de Abreu nos ajudou recuperando informações históricas sobre a instituição, colocadas na postagem anterior a esta, que poderão, eventualmente, ajudar a recuperar memórias.
.
.
.

Instituto Santo Antônio


por Célio de Abreu

.
Em 1º de maio de 1914 as irmãs da Companhia Filhas da Caridade Superiora Irmã Lê Conte, a irmã Maria José, irmã Maria Mello começam a traçar os primeiros planos para construção de um Externato e contaram com auxílio do Bispo de Taubaté Dom. Eppaminondas Nunes Ávila e Silva..
Esperavam reduzir a carência de muitas crianças abandonadas ou órfãs que andavam a esmo pelas ruas da cidade e requerendo assim, a vinda de algumas pessoas daquela Irmandade para se iniciar um trabalho educacional e assistencial aos menores carentes.
.
Em 1916 o lançamento da pedra fundamental do futuro Externato São José e as irmãs contavam já neste tempo com o voluntariado de uma jovem de nome Olívia Moura, que ficou tempos depois conhecida com Santinha Moura, que hoje é nome de escola na cidade.
.
Em 1918, as irmãs passam a desenvolver suas atividades no coro da Igreja do Rosário e neste mesmo ano fundam a Associação Beneficente Santo Antônio.
.
Em 1923 receberam autorização do Governo do Estado para funcionar como estabelecimento de ensino, que contava na época com o paraibunense Dr. Oscar Thompson que era Diretor Geral de Ensino do Estado.
.
Em 15 de outubro de 1923 o externato São José já concluído, recebe autorização da Diretoria Geral de Instrução Pública de São Paulo para funcionar.
.
Durante os anos de 1930 a 1935, contaram com o apoio do professor Abílio de Carvalho, professor do Grupo Cerqueira César desde seus primórdios.
.
Em 1943 passam a receber pensionistas em regime de externato e a receber as filhas de proprietários rurais residentes na zona rural facilitando o acesso a educação oferecendo uma alternativa para quem não podia mandar os filhos estudar em Taubaté.
.
Em 1952 passa a funcionar curso ginasial e pela primeira vez, pensionato para alunas que residiam afastadas da cidade, antiga reivindicação dos pais de alunos.
.
Devido à inexistência de curso ginasial na cidade, que acarretava a interrupção dos estudos de grande parte da juventude local, à diretoria do Instituto realizou novos contatos com órgãos competentes da Capital, com a finalidade de se instalar um curso ginasial na cidade.
.
Aos 17 de novembro de 1951, passou a funcionar o tão aguardado Ginásio ‘São José’ ainda sob a direção das Pequenas Missionárias de Santa Catarina de Labourê.
.
Em 1957 passa a funcionar a Escola Normal Particular “Divina Providencia” tendo como diretora, a Irmã Zoé Lopes.
.
Em 1963 foi inaugurado o Ginásio Estadual de Paraibuna e em 1967 passou a ser denominado Orfanato Santo Antônio.
.
Em 1976 recebeu o Projeto de Prevenção ao Abandono do Menor, que tinha como metas principais, o atendimento em regime de internato para menores.
.
Desde então Irmãs da Caridade, continuam direcionadas a educação de crianças através de atividades culturais e ocupacionais contribuindo para formação cultural e moral de das crianças e adolescentes de Paraibuna.

Nota do Blogeiro: na postagem "o Instituto Santo Antônio", de 14 de fevereiro de 2009, há comentários e depoimentos de ex-alunas e/ou parentes, interessantes de se conhecer