sábado, 17 de janeiro de 2009

a Câmara Municipal


por Célio de Abreu



Em todas as antigas paróquias ou freguesias, logo ao serem elevadas à categoria de Vila, por ordem Régia, seus moradores passavam a ter direito de levantar pelourinho, construir sua própria cadeia e escolher seus legisladores, bem como delegados, juízes de paz, juízes de órfãos, chefes da Guarda Nacional etc.

A possibilidade ou não da construção de edifício próprio para abrigar os camaristas, cabia ao próprio poder Legislativo contratar profissionais para levantar o taipal ou, como em nosso caso, esperar a construção de prédio próprio, contando com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado da época.

Documentos antigos nos dão conta que no ano de 1833 os primeiros legisladores paraibunenses alugavam sala de antiga residência para realizar as sessões prédio este, que pertenceu por muitos anos à família Ferreira de Alvarenga.

Reuniões políticas e eleições para comando da Guarda Nacional, também passaram a ser realizadas nesta casa, que foi demolida no final dos anos de 1950 e, somente nos anos de 1856 é que, embalada pela elevação a sede de comarca, o Legislativo municipal passou a ter sua própria sede.

Foto: Nelson Wisnik

. Paraibuna

Nenhum comentário: